Site blog
A iniciativa " O meu testemunho é importante ", dinamizada pela Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, decorreu no âmbito do Projeto Lidera ao abrigo do programa Interreg VA - Portugal / Espanha POCTEP.
O conteúdo desses testemunhos pode ser acedido através dos seguintes links:
Perspetivas da Juventude sobre o futuro profissional e pessoal
Cidadania e Juventude
A Pandemia e a Juventude
No dia 22 de Abril, a Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), no âmbito do Projeto LIDERA, comemorou o Dia Mundial da Terra através da promoção do evento «Projetos que inspiram - Sustentabilidade e Circularidade».
A relevância da partilha de projetos sustentáveis revela-se de especial importância, atendendo à necessidade de estimular a educação ambiental e de dar continuidade e palco às diversas ações de sustentabilidade do próprio planeta.
São parceiros do projeto, a Dirección Xeral de Xuventude, Participación e Voluntariado, a Fundación Galicia Europa, a Cámara Oficial de Comercio, Indústria, Servicios e Navegación de Santiago de Compostela, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e a Comunidade Intermunicipal do Ave.
O painel de convidados/as englobou projetos públicos e privados, atribuindo um caráter abrangente e transversal a este evento.
Assista ao evento aqui.
O IPDJ disponibiliza profissionais para apoiar quer na procura ativa de trabalho, quer na criação do próprio negócio/projeto.
Se tens um objetivo pessoal ou profissional, esta pode ser a oportunidade e a orientação que procuras.
Ajuda-nos a perceber melhor as tuas necessidades e candidata-te a ter um Coach à tua disposição através do preenchimento do seguinte questionário.
A primeira Cimeira do Futuro Associativismo e Juventude decorrerá a 16 de Outubro de 2020, na cidade de Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, numa parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, sendo que esta Cimeira, e só esta, se traduzirá num Encontro Setorial do projeto LIDERA que tem como beneficiário principal a Dirección Xeral de Xuventude de la Xunta de Galicia e sócios a FNAJ, o IPDJ, A Fundación Galicia Europa, a Cámera Oficial de Comercio, Industria, Servicios y Navegación de Santiago de Compostela, e a CIM do Ave. O tema central deste Encontro é a “Coesão Social: Igualdade de oportunidades e a Cooperação Transfronteiriça” e tem como um dos oradores o Presidente do Conselho Económico e Social, Francisco Assis. Assim, para este primeiro momento pretendemos reunir jovens, técnicos e decisores políticos de todos os Municípios da Região Norte de Portugal, bem como convidados da Região da Galiza.
Os jovens que queiram participar devem efetuar a sua inscrição através do preenchimento da Ficha de Inscrição Online, até ao próximo dia 11 de outubro de 2020.
CATALIZADOR DE OPORTUNIDADES DE EMPREGO E EMPREENDEDORISMO JOVEM TRANSFRONTEIRIÇO (acrónimo LIDERA)
Objetivos do Projeto: Promover o desenvolvimento económico transfronteiriço através do desenvolvimento de capacidades laborais e de empreendedorismo nos jovens.
Podes consultar as publicações deste projeto no nosso blog.
O Município de Braga e os restantes sócios do projeto GEMCAT (Junta da Galiza, Junta de Castela e Leão, Junta da Extremadura, CIM Alto Minho e Universidade do Porto) têm aberto um concurso público transfronteiriço de prémios para o reconhecimento de empresas com um histórico notável na implementação de políticas de conciliação e igualdade, enquadrado no projeto Geração de Emprego de Qualidade Transfronteiriço (GEMCAT) do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal (POCTEP).
As candidaturas estão abertas a empresas privadas transfronteiriças (com sede na zona transfronteiriça e/ou atividade transfronteiriça) que, através das suas políticas e sistemas de gestão, desenvolvam ações responsáveis no domínio do equilíbrio entre a vida profissional e familiar e da igualdade, demonstrando assim o seu empenho ativo na sociedade.
O prazo de candidaturas decorre até 18 de Maio. Efetue a inscrição através de formulário online disponível AQUI.
Os termos e condições do concurso podem ser consultados AQUI.
Para mais informações: http://www.gemcat.eu/pt-pt/evento/convite-publico-transfronteirico-a-conciliacao-e-premios-pela-igualdade-no-trabalho/
No âmbito do projeto de investigação GROW.UP - CRESCER EM REGIÕES DE FRONTEIRA EM PORTUGAL: JOVENS, PERCURSOS EDUCATIVOS E AGENDAS (COMPETE/FCT), em desenvolvimento na Universidade do Porto e no Instituto Politécnico do Cávado e Ave, vimos desta forma e enquanto entidade parceira deste projeto, proceder à divulgação deste evento, designado de ENCONTROS DE FRONTEIRA I e que se irá realizar, no próximo dia 06 de junho, em Chaves, no AUDITÓRIO DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA NADIR AFONSO.
Este evento irá permitir a partilha de resultados da investigação sobre jovens a crescer em regiões de fronteira e será uma oportunidade de diálogo entre a equipa de investigação, as pessoas e organizações que têm contribuído para o desenvolvimento do projeto no terreno, nomeadamente as escolas, os municípios e outras entidades parceiras.
Este convite estende-se ainda, a todas as pessoas interessadas em compreender um pouco mais, sobre as experiências e os percursos sociais e educativos juvenis.
- Como tomam os/as jovens decisões sobre sair ou permanecer nas suas regiões?
- Que aspirações têm rapazes e raparigas sobre o seu futuro?
- Que fatores promovem sentimentos de pertença às suas regiões?
- Como estão escolas, municípios e a comunidade em geral a contribuir para políticas juvenis e educativas que respondam a prioridades globais e regionais que afetam as juventudes?
- Existem nas regiões da fronteira abordagens de resiliência que podem ser inspiradoras para agendas e políticas que integrem visões e participação de jovens?
Estas são algumas das questões que fomos procurando responder.
Através do endereço https://encontrosdefronteira.wixsite.com/growup é possível obter todas as informações relativamente ao Encontro, e a ligação para inscrições.
A realização deste curso de Monitor de Atividades de Tempos Livres, terá a duração de 54 horas e visa dotar os jovens participantes com algumas ferramentas e instrumentos que lhes permitam exercer a atividade de monitor de Campos de Férias, Colónias de Férias, Campos de Trabalho Internacional, entre outras, bem como a aquisição de competências pedagógicas necessárias ao desenvolvimento de atividades de tempo livre.
Destinatários: Jovens oriundos do Norte de Portugal e da Galiza, (Animadores e trabalhadores na área da Juventude, jovens, dirigentes, técnicos, animadores associativos, instituições de solidariedade social e outras, autarquias, etc.), com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com o ensino obrigatório concluído.
Local: Posto Transfronteiriço da Eurocidade Chaves/Verin – Avda. Portugal , Feces de Abaixo e Aventura Marão Clube/Casa da Juventude de Amarante - Avenida General Silveira, 193
Apoios: Alojamento e Alimentação
Inscrições: A participação é gratuita, mas têm que inscrever-se em https://www.facebook.com/Eurocidade-2020-189218085298505/
Datas e Horário (hora portuguesa):
- Dia 14/12/18 (6ª feira): das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00
- Dia 15/12/18 (sábado): das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00
- Dia 16/12/18 (domingo): das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00
- Dia 21/12/18 (6ª feira): das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00
- Dia 22/12/18 (sábado): das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00
- Dia 23/12/18 (domingo): das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00
Descrição
O Concurso Jovens Criadores 2018 é uma iniciativa do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e do Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a Fundação da Juventude.
Nesta edição é a Fundação da Juventude a entidade organizadora do Concurso.
O Concurso Jovens Criadores visa:
- apoiar a criação, produção e difusão, por e para jovens, de atividades culturais e artísticas;
- promover o desenvolvimento artístico dos jovens criadores nacionais e
- incentivar a sua participação em atividades culturais e artísticas.
Destinatários
Este Concurso destina-se a todos os jovens com idade limite de 30 anos à data de 31.12.2018, com nacionalidade portuguesa ou residentes em território nacional.
Como concorrer
Prémios
Serão atribuídos cinco prémios a cinco obras/projetos de diferentes áreas no valor de 1.000 euros (mil euros) cada.
Contacta-nos através de:
EMAIL: geral@empreendedorismojovem-nortegaliza.com
Segue-nos nas redes sociais para estares a par das últimas notícias.